Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

O persistente bullying midiático sobre o PT

É urgente desmascarar os interesses anti-populares e frear o avanço dos conservadores que querem voltar ao poder mediante um golpe.

há 9 anos

O persistente bullying miditico sobre o PT

Por: Leonardo Boff

Há um fato inegável que após a reeleição da presidenta Dilma em 2014 irrompeu muita raiva e até ódio contra o PT e o atual governo. Atesta-o um ex-ministro do partido da oposição, do PSDB, Bresser Pereira, com estas contundentes palavras:

“Surgiu um fenômeno que eu nunca tinha visto no Brasil. De repente, vi um ódio coletivo da classe alta, dos ricos, contra um partido e uma presidente. Não era preocupação ou medo. Era ódio. Esse ódio decorreu do fato de se ter um governo, pela primeira vez, que é de centro-esquerda e que se conservou de esquerda. Fez compromissos, mas não se entregou. Continua defendendo os pobres contra os ricos. O ódio decorre do fato de que o governo revelou uma preferência forte e clara pelos trabalhadores e pelos pobres”(FSP 01/03/2015).

Este ódio foi insuflado fortemente pela imprensa comercial do Rio e de São Paulo, por um canal de TV de alcance nacional e especialmente por uma revista semanal que não costuma primar pela moral jornalística e, não raro, trabalha diretamente com a falsificação e a mentira. Esse ódio invadiu as mídias sociais e ganhou também as ruas. Tal atmosfera envenena perigosamente as relações sociais a ponto de que já se ouvem vozes que clamam pela volta dos militares, por um golpe ou por um impeachment.

Tal fato deve ser lamentado por revelar a baixa intensidade do tipo de democracia que temos. Sobretudo deve ser interpretado. Nem chorar nem rir, mas tentar entender. Talvez as palavras do ex-presidente Lula sejam esclarecedoras:

"Eles (as classes dirigentes conservadoras) não conseguem suportar o fato de que, em 12 anos, um presidente que tem apenas o diploma primário colocou mais estudantes na universidades do que eles em um século. Que esse presidente colocou três vezes e meia mais estudantes em escolas técnicas do que eles em 100 anos. Que levou energia elétrica de graça para 15 milhões de pessoas. Que não deixou eles privatizarem o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e os bancos do Espírito Santo, de Santa Catarina e do Piauí. Que nos últimos 12 anos nós bancarizamos 70 milhões de pessoas, gente que entrou numa agência bancária pela primeira vez sem ser para pagar uma conta. Acho que isso explica o ódio e a mentira dessas pessoas. Pobre ir de avião começa a incomodar; fazer faculdade começa incomodar; tudo que é conquista social incomoda uma elite perversa”(discurso no sindicato dos bancários do ABC no dia 24 de julho de 2015: Jornal do Brasil online de 25/07/2015).

Posso imaginar a enorme dificuldade que possuem as classes proprietárias com seus poderosos meios de comunicação de aceitar a profunda transformação que surgiu no país com o advento do PT, vindo de baixo, do seio daqueles que sempre estiveram à margem e aos quais se negaram direitos e plena cidadania. Como escreveu acertadamente o economista Ladislau Dowbor da PUC de São Paulo:

”Eles querem a volta ao passado, a restrição das políticas sociais, a redução das políticas públicas, o travamento da subida da base da pirâmide que os assusta”. E acrescenta: “A máquina administrativa herdada foi feita para administrar privilégios, não para prestar serviços. E os privilegiados a querem de volta”(Carta Maior, 22/09/2015).

Efetivamente, o que ocorreu não foi uma simples troca de poder mas a constituição de uma outra base de poder, popular e republicana que deu centralidade ao social, fazendo com que o estado, bem ou mal, prestasse serviços públicos, incluindo cerca de 40 milhões de pessoas, fato de magnitude histórica.

Para entender o fenômeno do ódio social socorrrem-nos analistas da violência na história. Recorro especialmente ao pensador francês René Girarad (*1923) que se conta entre os melhores. Segundo ele, quando na sociedade se acirram os conflitos, o opositor principal consegue convencer os demais de que o culpado é tal e tal pessoa ou partido. Todos então se voltam contra ele, fazem-no de bode expiatório sobre o qual colocam todas as culpas e corrupções (cf. Le bouc émissaire, 1982). Assim desviam o olhar sobre suas próprias corrupções e, aliviados, continuar com sua lógica também corrupta.

Ou pode-se atribuir aos acusadores aquilo que o grande jurista e politólogo alemão Karl Schmitt (1986) aplicava a todo um povo. Este para “garantir sua identidade tem que identificar um inimigo e desqualificá-lo com todo tipo de preconceito e difamação” (cf. O conceito do político, 2003). Ora, esse processo está sendo sistematicamente feito contra o PT, um verdadeiro bullying coletivo. Com isso procura-se invalidar as conquistas populares alcançadas e reconduzir ao poder aqueles que historicamente sempre estigmatizaram o povo como jeca-tatu e ralé e ocuparam os aparelhos de estado para deles se beneficiar.

Distorce minha intenção quem pensar que com o que escrevi acima estou defendendo os que do PT se corromperam. Devem ser julgados e condenados e, por mim, expulsos do partido.

O avanço do povo através do PT é precioso demais para que seja anulado. As conquistas devem continuar e se consolidar. Para isso é urgente desmascarar os interesses anti-populares, frear o avanço dos conservadores que não respeitam a democracia e que almejam a volta ao poder mediante algum tipo de golpe.

Leonardo Boff é colunista do JB online e escreveu: A grande transformação: na política, na economia e na ecologia, Vozes 2014.

Fonte: Carta Maior

  • Sobre o autorDiscente do Curso de Graduação em Direito
  • Publicações17
  • Seguidores41
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações278
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-persistente-bullying-midiatico-sobre-o-pt/218109702

76 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ai meu pâncreas!! Dói saber que pessoas pensam assim!
Pobre PT, se cometeu muitos crimes, tudo foi em prol dos pobres.
A cada 100 razões para condenar o PT, basta responder pra si mesmo: "mas tanto foi feito em favor dos pobres!" Pronto, eis a fórmula para justificar todos os meios. Não é coincidência que este seja o cerne das ideologias totalitárias, sejam de esquerda ou de extrema direita. A diferença é que enquanto o populismo dos nazistas era nacionalista e racialista, enxergando seus inimigos no capitalismo internacional e nos judeus, o populismo da esquerda é em prol dos "fracos e oprimidos", mas os inimigos são parecidos: capitalismo e "elite branca".
Triste saber que os "intelectuais" do Brasil são assim! continuar lendo

PT não comete crime. Pessoas cometem crme. Pessoas são penalizadas por atos praticados por elas mesmas, não se penaliza por ato alheio. O PT são milhões de pessoas, mas tem gente que pensa que o PT são dois ou tres somente. continuar lendo

Senhor Leonardo, interessante que não vejo o PT aplicar esta lógica com os seus adversários, especialmente quando rotula seus críticos de "elite branca", "elite golpista", sempre acirrando a ideia de um constante conflito de classes, criando um inimigo, muitas vezes fictício, para os mais fracos, no intuito de comandá-los.
Se você quer separar os atores que atuam em nome do PT e a ideologia do PT, também não vejo como salvar o PT. O que está acontecendo não é apenas uma corrupção movida por ganância particular, mas uma corrupção institucionalizada tendo como centro o partido, bem nos moldes da ideologia comunista. É próprio das ideologias marxistas este tipo de situação. "Pelos frutos os conhecereis" se aplica plenamente aqui.
Vale frisar que a própria lei eleitoral prevê a cassação do partido em alguns casos, como na situação de subordinação à entidade estrangeira (inciso II, do art. 28, da Lei 9.096/95). O Foro de São Paulo é uma entidade estrangeira voltada a colocar a esquerda no poder na América Latina. O problema maior é que o PT assumiu o papel de liderança nesse quadro, ao invés de subordinado, o que deveria ser até mais grave.
O PT é apenas uma sigla partidária, não uma religião. Elevar o partido ao status de religião mostra que a defesa do partido é mais passional que racional, mais movida por sentimentos do que pela legalidade. continuar lendo

Chega a ser tedioso pela repetição da fórmula. Ou é em nome de Deus, em nome dos oprimidos, em nome das vítimas, em nome da erradicação de miséria ou outras mazelas, etc. Propugnam-se salvadores da pátria, se eleitos. Mente-se despudoradamente durante as eleições e assim que se elege mostra-se a verdadeira cara e dá-se continuidade a mentira. A realidade é que querem unicamente o poder e seus privilégios. E de preferência, a perpetuação no poder. continuar lendo

A realidade é que hoje o PT é constituído de uma ampla maioria de burgueses.
Lula, com seu triplex na praia, seu sítio de luxo em Atibaia, seus charutos cubanos de alta qualidade, suas bebidas importadas.
José Dirceu, bom representante da burguesia milionária deste país.
João Vacari Neto, distinto burgues que distribui dinheiro aos seus súditos.
Delúbio Soares, que de professor universitário, passou a desfrutar de luxos proporcionados pelo dinheiro público desviado.
Esses são apenas alguns exemplos. Hoje é raro ver no PT um real representante da classe trabalhadora. Virou um partido de burgueses, que insistem em afirmar que seus opositores são a elite branca e conservadora.
Este discurso não convence mais ninguém!! continuar lendo

Pois é: MUITO interessante!

Quantas 'bolsas' para pagar apenas o triplex e o seu conteúdo? continuar lendo

Melhor é PODER ler o que escreve esse tal de Leonardo Boff, do que ser CÉGO, apenas por isso.Quanta bobagem em um único texto.Acaso ele desconhece a situação atual do Brasil? Acha mesmo que fomos nós "POVO" que causamos essa crise? Foi o povo que roubou BILHÕES da Petrobrás?
Sr. Leonardo Boff.....vai aprocurar algo de útil para fazer.

16/08 Todos pras ruas para eliminar o PT da vida política do Brasil !! continuar lendo

12 anos de PT no comando foi a pior coisa que esse país podia ter tido. Pegou um país em desenvolvimento e jogou fora tudo que estava nos encaminhando para o patamar definitivo de país desenvolvido. As poucas melhorias sociais que o PT fez os outos partidos teriam feito muito melhor; e sem tanto roubo descarado.

O PT ACABOU, graças a Deus. O povo acordou.

Essa velha história de que as "classes dominantes" não querem que as "classes oprimidas" andem de avião ou frequentem universidades não convence mais ningém. Esse papinho separatista do Lula e seus seguidores cansou.

O Brasil é um só. Queremos esse Brasil bem administrado. Simples assim.
O PT foi reprovado. Simples assim.
Roubaram tanto que não havia como continuar escondendo. Simples assim.
Quem ainda acredita no PT, acredita em gnomos. Simples assim. continuar lendo

Sou apartidário, mas não creio que ocorreu nos últimos 12 anos pode-se chamar de avanço. Quando no texto fala-se que a base da pirâmide está aumentando, e isso incomoda aos ricos, não é a toa também, porque a base dela precisa aumentar sim mas por ela mesmo, e não derrubando o topo da pirâmide, o que tem feito este governo do PT.
Quero dizer que é preciso igualar sim as classes, mas fazendo com que os pobres e miseráveis cresçam, porém sem fazer com que os ricos padeçam e empobreçam, na verdade é isso que incomoda a classe rica do país, é o fato de este governo estar tirando dos ricos para dar aos pobres, pois não é assim que se governa.
O que incomoda o rico não é o fato de mais pessoas enriquecerem e terem poder, não, o que incomoda o rico é o fato de ele estar empobrecendo e perdendo poder. Entendo que o ricos do país não estão atormentados com este governo por nada, eles tem sim motivos e bem fortes, pois a maioria dos ricos enriqueceram no decorrer de sua vida, e perder o que se conquistou numa vida inteira por conta de um governo que quer se manter no poder a custa da manutenção de sua popularidade, é inadmissível.
Se eu fosse rico pensaria dessa maneira, afinal quem enriqueceu roubando deve perder o que roubou e enriqueceu, que se trata hoje da classe política do país, em grande parte, porém estes são a minoria dos ricos que aqui existem, e mais brigam pelo poder do que pelo resto, agora os verdadeiros ricos do país, a grande parte da classe em nosso Brasil, que é o empresariado que com seus empreendimentos sustentam a base da arrecadação do governo, esses sim estão desesperados e com razão para que este governo saia logo, pois são estes os ricos que estão verdadeiramente vendo a base da pirâmide crescer, distorcidamente, sendo que com isso estão sendo macerados pelo peso dos impostos e das onerações todas que recaem sobre a classe empresarial desse país, por conta da tal "igualdade e popularidade" que quer buscar este governo a todo custo para se manter no poder, para se manter inclusive entre a minoria dos ricos do Brasil que só querem bem na verdade o PODER POLÍTICO e nada mais.
Assim rapidinho, trocando em miúdos, dá sim para compreender o porque de tamanha revolta, sem contar um monte de outras circunstâncias que explica o ódio contra o PT e contra Dilma, mas isso é assunto para outro capítulo!!! continuar lendo

As mortes em decorrencia da fome foi praticamente extinguida, só isso já poderíamos considerar um avanço, dado os números alarmantes da mortalidade causada pela mséria extrema que precedeu o governo do PT.

Corrigindo, não é o empresariado que sustenta a base do governo, é o trabalho das pessoas físicas que sustenta todo o sistema econômico. Soberano no Brasil não são as pessoas jurídicas, são as pessoas físicas. Sem pessoas pra trabalhar, um empresário seria no máximo um profissional autônomo..

O que a mídia e vocês fazem é criminalizar todo o grupo por atos praticados por alguns indivíduos. O PT não é somente uma ou duas pessoas, são mihões Brasil a fora.

É como se fossemos criminalisar todos os advogados por atos ilícitos cometido por apenas alguns deles, ou condenar toda a Igreja Católica por atos ilícitos praticado por alguns Padres, isso é ridicularmente primitivo, Hitler agia dessa maneira e deu no que deu..

Qualquer um que triscou qualquer tipo de estudo básico sobre o direito penal sabe que a pena não deve estrapolar do agente conforme o princípio da pessoalidade da pena, e até mesmo nossa constituição no art. 5ºinciso XLV, veda tal imputação criminal de ato alheio, ou seja, só o autor da infração penal pode ser apenado.

A mídia tem um alvo e não é combate à corrupção, nem condenar algum petista supostamente corrupto, o alvo da mídia é prejudicar a imagem do PT para enfraquecer o partido.

Um exemplo: se fizermos uma rápida pesquisa sobre políticos pegos na lei da ficha limpa, chegaremos ao dado de que o PSDB liderou no ranking da ficha suja em 2012 e o PSB em 2014. continuar lendo

Leonardo:

"A mídia tem um alvo e não é combate à corrupção, nem condenar algum petista supostamente corrupto, o alvo da mídia é prejudicar a imagem do PT para enfraquecer o partido."

Porque será, hein??? continuar lendo

João Bohner

Um dos motivos é que o Lla e o Dirceu acabaram com a farra do dinheiro público aplicado nas grandes mídias como o Grupo Globo e o grupo Abril, que antes do governo do PT abrassavam aproximadamente 80% de todo dinheiro gasto com mídia pelo governo. Dirceu espalhou essa verba de mídia entre diversas produtoras e meios de comunicação, ficando o Grupo Globo com apenas 12% do ontante na atualidade e o grupo Abril com menos ainda.

Outro motivo são os milhares de brasileiros ingressando nas faculdades, recebendo instrução superior o que consequentemente mina a audiência de um meio de comunicação que tem o "entretenimento da esperança" como forma de dominação e formação de uma população apática e conformada que, apesar da servidão, historicamente, sempre manteve esse país funcionando com trabalho manual e pesado com pouca remuneração e pouco tempo pra família, mas a novela, o filme de cinema, a pseudo-meritocracia, a foto da revista, o jornalsmo do anunciante e produtos inustrializados escusos, têm a função de tranquilizar as pessoas para que o contrato social seja mantido sem chorumelas.

Em suma, quem estava na parte mais pesada da balança agora começa a ficar um pouco mais leve, isso representa, talvez uma viagem a menos pra Disney, ou ir à um buffet em vez de um a "la carte" para alguns, mas representa comida na panela, luz e água para outros. continuar lendo